9

Vamos falar de reciclagem - Sabão Feito em Casa





Sabão feito em casa ou Sabão de Soda

Muito se fala em reciclagem , reciclagem de plásticos, vidros, papelão, mas tem um certo tipo, que não se fala muito é sobre reciclagem de óleo usado, sim..aquele que sobra das frituras.
Acho que o governo e a mídia pouco dão importância a isto, fala-se em recolhimento destes óleos por parte do governo, digo Prefeituras Municipais, mas pouco se ensina o cidadão a dar destino certo a este óleo.
E infelizmente, muitas pessoas jogam no esgoto de suas casas, litros e litros de óleo. E não imaginam o estrago que isto causa ao meio ambiente.

"Existe um estudo que para cada litro de óleo misturado na água, são contaminados cerca de 22 mil litros de água. Se a gente for colocar isso para dentro da nossa casa, esse óleo sendo jogado dentro da pia, sendo jogado dentro do tanque, com o passar do tempo, ele vai entupir a tubulação, o que pode causar proliferação de bactérias o que pode até trazer doenças para as pessoas que estão dentro de casa”
Fonte: Biodiselbr



Então, como fui criada em sítio (apesar que, aos 4 anos vim para Curitiba), passava sempre minhas férias no sítio dos meus avós no interior do Paraná... fazíamos muito sabão de soda, com as sobras de gordura, quando matávamos porco.., ou mesmo com óleo usado das frituras.
Minha mãe, avós e tios fazem até hoje sabão de soda, temos várias receitas: de álcool, de sabão em pó, e agora novíssima de detergente.
Muito simples e prática em 1hora e 15 minutos faz um sabão maravilhoso pra lavar sua louça e roupa, e também ajuda nossa Natureza, porque temos que saber bem que...:

"...Deus perdoa sempre, os homens perdoa ás vezes,
mas a Natureza não perdoa nunca..."

Desconheço o autor, se alguém souber me ajuda..
Vamos lá pra receita então!

Ingredientes:
4 litros óleo usado ,coado e em temperatura ambiente
4 litros de água temperatura ambiente
1 kg de soda cáustica 99%
1 detergente de qualquer marca e aroma de 500ml

Numa bacia bem alta, coloque pimeiro o óleo e a soda (cuidado para não inalar o ar quando por a soda) misture bem, depois ponha o detergente e misture bem. Por útimo ponha a água e mexa sempre para o mesmo lado ou seja sentido horário OU anti-horário, nunca faça vai e vem, sempre mexendo para o mesmo sentido.
Mexa durante 1 hora e 15 minutos, eu aconselho revesar com alguém porque o braço sente mesmo..rsrs
O ponto do sabão é quando ele fica como se fosse um leite condensado bem grosso, tipo um doce de leite, você vai perceber que ele fica bemmm expesso.
Depois ponha-o numa bacia com altura boa, ou em outro recipiente de seu gosto e deixe- o descansar de um dia para o outro.
Corte-o em pedaços, e guarde-os empilhados.
Este sabão fica sensacional... dá um brilho nos alumínios, deixa a louça limpa e também não deixa a louça com cheiro de fresco, comum dos sabões feitos em casa.
Comentários
9 Comentários

9 Comentários:

Dona Amélia disse...

Que lindo seu sabão, frô.mamys tb faz um q é quase igual ao seu, mas q não leva detergente e sim álcool!

Xerinhos
Paty

Silmara F. disse...

Amiga que receita boa!
Adorei!!! Sabão caseiro é excelente!!!
BJs e sucesso sempre.

Fla disse...

Esse sabão é ótimo. Eu separo óleo para uma senhora que faz e me manda uns pedaços.
Beijos

Tati disse...

Parabéns pelo blog!
Amei tudo que li e vi!
Deus abençoe vc!
bjs!
PS. Visite o meu e deixe um recadinho.
Link: http://receitasdatatialves.blogspot.com/

Rose disse...

oiii cris, que legal minha vó fazia sabão de soda ela dizia que pra lavar as panelas era uma maravilha e os panos de prato então...parabéns por lembrar da receita.
Bjinhus!!!

Gina disse...

Sempre guardo óleo usado em garrafas pet e levo para os pontos de coleta. Estou com mais de 2 litros de óleo usado.
Cris, nunca fiz sabão, nem manipulei soda cáustica. Até me assusta um pouco isso... Você fala em bacia de alumínio?
Bjs.

Cris disse...

Paty, Sil, Fla, Tati, Rose e Gina..
Esse sabão é sensacional, tenho várias receitas, mas essa superouu!

Gina, fiz em bacia de plástico, mas pode fazer também em balde grande, nunca fizemos em aluminio, mas acho melhor fazer em plástico...

bjs pra todasssssssss amo vocês!

Janice Lourenço disse...

Menina, que receita legal, parabéns pelas dicas, são ótimas.
Minha flor, tem um selinho prá ti lá no meu blog. Beijão, te adoro!!!

Elaine disse...

Retribuindo sua visitinha, Cris... Essa dica do sabão é ótima! E o seu ficou lindo por sinal. Abraço e uma ótima semana!

Postar um comentário

Obrigada por comentar em meu blog!
Muito bom saber, que você passou por aqui e deixou um recadinho para mim!

Obrigada e volte sempre!

BjOoOs da Cris ๑•ิ.•ั๑

Related Posts with Thumbnails